VERTIGO / Atelier JQTS

VERTIGO / Atelier JQTS - Mais Imagens+ 27

  • Estrutura: Daniel Maio, Urban 360
  • Coordenação De Obra: Pedro Alves
  • Construção: António Augusto, Jaime, José Figueiredo, Pedro Alves, Tiago Martins, Nuno Batista, Marta Jerónimo, João Quintela, Tim Simon
  • Voluntários: Pedro Quinteiro, Sarah Monte Alto, Hélio Morais, Leonor Oliveira, Jerônimo Sôro, Vera Marmelo, Hugo Castro Silva, Martim Vidigal, Duarte Medeiros
  • Autores: João Quintela, Tim Simon
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Diana Quintela

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto VERTIGO, em Lisboa, surge num contexto particularmente complexo atendendo à realidade física onde se insere, às condições programáticas exigidas à partida, mas também à real conjuntura econômica que atravessamos. Trata-se de um espaço que pretende albergar um café mas também a recepção de um centro desportivo, a venda de equipamento e ainda uma área lounge de carácter informal. Talvez a resposta adequada a um programa seja a não consideração do mesmo, pelo menos num sentido estrito e literal. Quando a forma segue a estrutura, o acontecimento surge e abre espaço ao imprevisto.

© Diana Quintela

Poderíamos entender a Arquitetura como força essencial de mediação. E é também nesta definição que poderá existir conjuntamente enquanto realidade material e imaterial. Enquanto estrutura física, estática, e enquanto acontecimento, volátil.

© Diana Quintela

O projeto situa-se dentro de um grande armazém industrial na frente ribeirinha de Lisboa, com vista para o Rio Tejo, e irá receber um centro de escalada indoor. Neste sentido, a estrutura que constitui o café, deverá assumir-se como um filtro de transição entre a realidade exterior da cidade e o mundo interior, do desporto, mantendo a relação direta entre ambos. VERTIGO nasce destas premissas mas também de um posicionamento crítico perante as estruturas industriais abandonadas nesta zona da cidade, que outrora admitiram a substituição do homem pela máquina.

© Diana Quintela

Faz-se construir por um embasamento com peças de concreto pré-fabricado em moldes artesanais, e uma estrutura de madeira com peças cortadas artesanalmente, ainda que através de um processo repetitivo, em série, industrial. Poderá a contradição existir em Arquitetura sem que esta se torne formalmente evidente?

Perspectiva Explodida

O processo construtivo segue a mesma lógica e é feito manualmente, admitindo as imperfeições e as circunstancias especificas de uma obra aberta, que enriquece o desfasamento entre projeto e construção. A cor avermelhada que é levemente aplicada sobre a estrutura de madeira corresponde a um caráter simbólico que se poderia ler numa sobreposição de significados, evidente de um modo particular na sua relação com as gruas e contentores situados junto ao rio, a ponte 25 de Abril ou as estruturas industriais que marcam forte presença neste local.

© Diana Quintela

Para o efeito, a ambiguidade quanto à tonalidade efetiva da cor explora estas diversas relações e é dada pela variação da luz ao longo do dia, alterando definitivamente a percepção do espaço e do ambiente interior. Também o conjunto de elementos metálicos negros, colocados no interior, correspondem a essa memória simbólica mas fragmentária do período industrial do século XIX em Lisboa.

© Diana Quintela

A totalidade do projeto é gerado a partir da pequena escala, através da sobreposição de peças de madeira aparelhada, o que permite uma relação direta do todo com as partes, das partes entre si, e destas novamente com o todo. A utilização de pinho nacional bem como a sua construção repetitiva e elementar permite a participação ativa de várias mãos, o que reduz exponencialmente o custo total da obra e explora a identificação recíproca e profunda entre o espaço construído e as pessoas, entre si.

© Diana Quintela

O projeto VERTIGO, de planta retangular com 12 metros de comprimento por 5 metros de largura, desenvolve-se em dois níveis criando áreas cobertas, espaços elevados e momentos onde predomina a altura total do armazém existente. Pretende-se que a experiência física do edifício possa enfatizar as características pré-existentes através de mecanismos arquitetônicos elementares: a entrada faz-se por uma porta larga e baixa para um espaço tensionado, enquanto a saída é feita através de uma porta estreita e exageradamente vertical, que monumentaliza o espaço de escalada e simultaneamente se torna janela privilegiada, a partir dos espaços superiores.

Planta Baixa

A lógica espacial interna é confrontada pelas leves adaptações exteriores que revelam a correspondência instável do armazém original e das próprias paredes de escalada. Dir-se-ia que existe uma relação recíproca na procura de equilíbrio.

© Diana Quintela

A escala do projeto revela-se ambígua devido às peças de madeira, maciças, sobrepostas de modo perpendicular para permitir relações visuais. Deste modo atribui-se um caráter austero que contrasta com uma imagem transparente criando uma leve contradição entre a imagem aparente e a experiência física. Estas peças, por sua vez, encontram-se alinhadas à face nas superfícies interiores, impondo uma certa serenidade, e salientes na totalidade das superfícies exteriores, repetido de um modo não evidente nem impositivo alguns dos padrões predominantes nos espaços de escalada.

Corte 3

Deste modo, estaremos a favorecer a possibilidade de uma ação, assumindo que toda a Arquitetura terá implícito um caráter performativo. A ação ensaiada torna-se definitivamente imprevisível com a construção desta possibilidade, vivendo independentemente de esta poder ou não acontecer.

© Diana Quintela

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "VERTIGO / Atelier JQTS" [VERTIGO / Atelier JQTS] 11 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/778633/vertigo-atelier-jqts> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.